Postagens populares

domingo, 15 de dezembro de 2013

TRÂNSITO: Vamos apostar uma corrida?



É NORMAL A TARTARUGA GANHAR DA LEBRE?



      A história da tartaruga e da lebre é um Folk Lore contado para crianças bastante conhecido. A história começa com a lebre se gabando para os outros animais da floresta que ela era o animal mais rápido de todos. Todos os animais abaixaram a cabeça para a agilidade da lebre, porém surge uma confiante tartaruga (meio gordinha) no meio da roda e desafia a lebre para uma corrida. A gargalhada foi geral, e a lebre quase morreu de rir, mas a tartaruga não se abalou e manteve o desafio.

A lebre então, juntou toda a sua arrogância e disse: " É mais fácil os porcos voarem do que essa pedra gorda me vencer. Eu acho que vou aproveitar e tirar uma soneca." . Após a largada, a lebre disparou na frente a toda velocidade, lançando uma chuva de terra na tartaruga. A tartaruga não se abalou, mostrando uma confiança inabalável na sua capacidade e seguiu em passos firmes e calculados rumo à chegada. No meio do caminho a lebre avista a sua árvore preferida, às margens do seu lago preferido. A tarde estava quente e agradável, então a lebre não pensa duas vezes e se ajeita ao pé da árvore e tira uma bem merecida soneca da tarde.

  De repente um passarinho derruba uma NOZ na cabeça da lebre e ela acorda. Se espreguiça toda e lava o rosto no lago. Que soneca gostosa. Mas pera aí um minuto. QUE HORAS SÃO? Já é tarde, o sol está quase se pondo, e então a preguiçosa lebre se lembra de que ela precisa terminar a corrida! No maior desespero a lebre sai em disparada alucinada rumo a chegada. Poucos minutos depois a potente lebre chega na chegada, mas para sua surpresa ninguém estava esperando. Todos os animais estavam na festa da chegada, comemorando A VITÓRIA DA TARTARUGA ! A lebre, humilhada e furiosa, ainda tentou tomar a medalha da vitoriosa tartaruga, mas quase perde a mão mordida pelo leão. O leão disse: " A tartaruga correu o máximo que ela pode, sem parar um segundo sequer, e venceu honestamente. Você dona lebre, é uma desgraça para a sua espécie." .

 Essa histórinha para dormir tem uma lição de moral muito moderna que ainda vivenciamos nos dias de hoje. Quando você se propõe a fazer um trabalho, você está assumindo o compromisso de se doar 100%, se concentrar ao máximo até o final da tarefa. Se você for fazer um serviço meia boca, de qualquer jeito, contrariado, então nem comece, não faça. A confiança da tartaruga não estava somente nela mesma. Claro que a tartaruga confiava nela mesma e sabia que iria fazer de tudo para chegar. Mas a tartaruga também sabia que a lebre era só garganta, e era o bicho mais preguiçoso da floresta. A seriedade e determinação da tartaruga foi recompensada com a vitória sobre a prepotente e preguiçosa lebre.

E como podemos aplicar esse princípio NO TRÂNSITO CAÓTICO DE NOSSAS CIDADES? Primeiro temos de enumerar os problemas que enfrentamos, apesar de óbvio, para depois fazermos uma análise da situação e tentar encontrar soluções. Ora bolas, parece tão simples, porque ninguém tentou isso antes? MEU AMIGO, TODOS OS PREFEITOS DA CIDADE DE SÃO PAULO DESDE A DÉCADA DE 1920 TENTARAM RESOLVER O TRÂNSITO DE SÃO PAULO. Jura? Para você que é muito jovem, o trânsito de São Paulo já era considerado CAÓTICO desde o final da década de 20, quando Prestes Maia era chefe da Secretaria de Viação e Obras Públicas da Prefeitura de São Paulo. ( a bisavó da CET)

  De 80 para cá aconteceram mudanças importantes em nosso país, assim como o final da ditadura, o início das importações de automóveis americanos e europeus, o incentivo a população comprar carro de motor 1.0, isenção de impostos para vender mais carros, o aumento do poder de compra do consumidor fez com que as famílias que antes tinham apenas 1 carro agora tivessem vários. Outras coisas não mudaram em absolutamente nada. Menos de 60km de METRO foram construídos até 2004, os ônibus de hoje são os mesmos da década de 70, salvo os de piso baixo adaptados para cadeirantes. São Paulo até junho de 2013 não tinha nenhum bicicletário público, e era proibido acorrentar bicicletas a postes e outros bens públicos. São paulo tem mais de 30 rios mas nenhum é navegável. São Paulo não tem nenhuma garagem pública, gratuita ou não, e as garagens particulares são livres para cobrar qualquer preço que elas julguem necessário. São Paulo tem milhares de radares eletrônicos e vagas demarcadas como Zona Azul, de pagamento obrigatório e somente permitido ficar por 1 hora. 

De madrugada, quando é fisicamente possível atingir o limite legal de velocidade da via, a péssima qualidade do asfalto, cheio de buracos e remendos, torna a viagem turbulenta e perigosa. Se já é difícil ler e entender a sinalização de trânsito de dia, você então imagina à noite com pouca iluminação. Apesar de haver faixas de pedestres bem sinalizadas, alguns insistem em atravessar em curvas e lugares de pouca visibilidade, deixando o motorista sempre em alerta. Existe 1 semáforo ( sinaleiro ou farol...) em cada esquina de São Paulo, PORÉM, eles não são sincronizados para abrirem e fecharem ao mesmo tempo. Cada farol é regulado individualmente à mão por um funcionário da CET, e tendo como resultado um efeito daltônico de semáforos verde e vermelho intercalados.
 Vamos mais devagar, quem não vive em São Paulo talvez não esteja conseguindo imaginar a situação porque parece tudo absurdo demais, parece exagero. MEU AMIGO, EU JURO POR DEUS QUE É TUDO VERDADE. Primeiro, eu estou sim afirmando que o Governo no passado incentivou a venda de automóveis e o Governo de agora ESTÁ PUNINDO COM TAXAS, MULTAS E INCENTIVO AO TRANSPORTE PÚBLICO as mesmas pessoas que compraram carros. Esse comportamento esquizofrênico (perdão às pessoas portadores desta condição) do Governo, a cada 4 anos sempre que se muda o Partido Político no poder, é um grande desrespeito à população, que em um momento é incentivada a ter um comportamento, e no seguinte tudo se reverte e se torna proibido. 

Assim como a Constituição de 88, o planejamento urbano deveria ser sagrado e livre de manipulações políticas por mais votos e SEM corrupção de obras que não terminam nunca. Minha Faculdade (pública) recebeu verba para refazer o reboco do prédio QUE ESTAVA CAINDO com a chuva e vento. A obra demorou 2 ANOS e 3 MESES para ser concluída, enquanto que os alunos estudavam em meio a marteladas e andaimes. Em frente à Faculdade, na Avenida Tiradentes, devido à visita do Papa Bento, foi preciso erguer uma mureta de concreto para separar as vias e evitar possíveis carros na contra-mão. Essa obra foi concluída em 72 HORAS, oficialmente o recorde de obra mais rápida do Governo paulista.

 Nessa mesma Avenida tem o METRO Tiradentes. Eu quero aqui parabenizar o Estado de São Paulo pela excelente qualidade no nosso METRO, ganhador de vários prêmios de qualidade. Apesar de lento, pois a velocidade média dos trens é de apenas 44 km/h ( Apesar que o de Paris é menos, 35km/h), os trens são limpos e iluminados, arejados e as estações abertas e seguras. Na opinião da maioria dos paulistanos, de longe é o melhor transporte público de São Paulo. Então qual é o problema? O problema é o tamanho da cidade. Quase metade dos 3 milhões de passageiros por dia, precisam PEGAR UM ÔNIBUS ou carona para sair de casa e chegar até uma estação do metro. Parece piada, mas na verdade foi anos de negociações entre a Prefeitura e as empresas de ônibus e sindicatos de taxistas a favor de enriquecer poucos privilegiados e contra a necessidade da população. Isso parece uma acusação, mas não é. Isso é lógica matemática, eu não sou obrigado a provar nada na Justiça por que não citei nomes. Vista a carapuça quem servir, durma quem não tiver consciência, me manda um cartão postal do INFERNO.

 O ÔNIBUS (aqui chama busão) é o transporte mais utilizado pela população simplesmente porque é o único que chega próximo às residências das pessoas. Quem não vive em São Paulo pode fazer a pergunta "A pessoa não pode arrumar um emprego mais perto ou comprar uma casa mais perto do emprego?" . Perfeito o seu raciocínio, rápido e fácil, resolve todos os problemas de transporte de uma tacada só. MAS, as pessoas são vítimas de outro esquema diabólico que visa enriquecer poucos privilegiados e prejudica a população. O nome é ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA. Eu explico. Digamos que um terreno custe 10 mil reais, hipoteticamente falando. Então o dono constrói uma casa, nada muito especial, e gaste digamos 20 mil com material, 10 mil com mão de obra e 10 mil com imposto. Até agora temos 50 mil de gastos. Você poderia imaginar que vendendo essa casa por 100mil seria um lucro de 100%, um bom negócio. PORÉM, não é assim que o rico pensa. 

O rico olha um investimento da mesma forma que chupa uma laranja. Você deixaria um pouco de suco para os vermes e moscas, ou você come tudo até o bagaço e ainda faz compostagem com a casca para evitar ter que comprar adubo? Pois é, sem fiscalização e sem controle, chegamos ao absurdo de termos em São Paulo, A maior cidade da América Latina, no quinto maior país do Mundo, um apartamento "de luxo" com 35m² (Eu não escrevi errado não, leia-se trinta e cinco metros quadrados, isso é uma parede de 7 metros e outra parede de 5 metros), custando R$ 420,000.00 (leia-se quatrocentos e vinte mil reais à vista no dinheiro, sem contar taxas e impostos, sem contar juros do parcelamento.). Por favor, tenha a paciência de ir lá fora no seu quintal e dar 7 passos largos para o Norte, depois vire-se a oeste e dê mais 5 passos largos. É desse quadrado que eu estou falando.
Os ônibus na verdade não são ônibus. "Eu acho que esse Danghetti exagerou no café de novo." Sim, mas é verdade. Um ônibus "de verdade" são aqueles da rodoviária, aqueles que agente viaja de uma cidade até a outra, com assentos, cinto de segurança, ar condicionado (opcional), e bagageiro (porta malas). O que temos na cidade chama-se "circular", e na verdade é um chassis ( a estrutura interna do veículo onde fica motor e rodas) de CAMINHÃO, com cabine adaptada para transporte de passageiros. Da mesma forma como você transporta os seu móveis em uma mudança, é desse jeito que as pessoas vão e voltam do trabalho todo dia. Se fosse uma escola de Samba, QUESITO CONFORTO, NOTA... ZERO. E se a população fosse tão apaixonada por si mesma quanto os sambista são apaixonados por suas escolas, cadeiras estaria voando agora. Sou contra a violência, mas porque uma criança chora? Por Seus pais não anteciparam a necessidade da criança e agora é tarde demais.

Além do veículo em si, temos mais dois problemas com o ônibus. Primeiro a linha, ou percurso, que o ônibus percorre. Observe esses três mapas, um deles percorrido de metro, de carro particular, o outro é uma linha de ônibus.


O só azul é um carro (12min), o só vermelho é um ônibus (37min), o colorido é o metrô (44min). Perceba que um simples trajeto de 6km de distância entre dois bairros vizinhos pode se tornar um pesadelo. O mapa não mostra ainda o relevo. Pinheiros e Lapa são bairros mais ou menos na mesma altitude, porém no centro fica a Vila Madalena, uma montanha de mais de 100m de altura. O carro e o ônibus tem como obstáculos os semáforos fechados e as ruas contra-mão. O ônibus tem ainda a dificuldade de parar em todos os pontos para embarque e desembarque. O metrô tem a dificuldade de que parece SEMPRE ESTAR INDO NA DIREÇÃO ERRADA. Perceba ainda que o ônibus não permanece sempre na avenida, que é a via com maior velocidade. O ônibus, por algum motivo inexplicável, se aventura pelas ruas estreitas do bairro, aumentando o trajeto em tempo e km percorridos. Para quem está com pressa, isso é uma verdadeira tortura.



Eu poderia ir de bicicleta? Sim, e depois eu poderia me inscrever no "tour de france" e ser campeão do mundo. MEU AMIGO, EU NÃO ACABEI DE FALAR QUE TEM UMA MONTANHA DE 100M DE ALTURA NO CAMINHO? Em cidades planas como Amsterdã, Santos, entre outras (só conheço Santos na verdade), A bicicleta é um meio de transporte bem visto pela população, até porque quem dirige carro nessas cidades também anda de bicicleta, e tem mais facilidade de aceitar e respeitar o ciclista. Porém aqui em São Paulo o relevo é montanhoso, as ruas são estreitas, o pedacinho de rua entre os carros já foram preenchidos pelos motociclistas. Aqui em São Paulo, o ciclista é o capeta, é a reencarnação do Diabo em pessoa. Se trafega na calçada, os pedestres chutam e jogam pedras. Se trafega na direita os ônibus batem e fecham bruscamente e depois mentem dizendo que não viu. Os taxistas também, porém a maioria são velhos e baixinhos, então provavelmente é verdade. Agora, no final de 2013, está em implantação um sistema parecido com o francês, de aluguel de bicicletas públicas e ciclofaixas demarcadas pela CET. Porém, infelizmente, esse serviço somente irá durar até o próximo prefeito, pois como eu disse lá em cima, o sistema é terceirizado, patrocinado por um grande Banco (e tem algum que não é grande?). Assim que muda o prefeito, muda o contrato, o negócio não fecha, o aumento prometido não sai, a ganância fala mais alto e Bye-Bye bicicleta.
Os rios de São Paulo dispensam qualquer tipo de comentário de minha parte. Mentira. Como vocês podem imaginar, o rio é uma coisa muito comprida. Ele não nasce dentro da cidade e também não termina em um ralo dentro da cidade. O Rio, por exemplo, Tietê (além do Pinheiros, Tamanduateí, entre centenas de córregos), Nasce em Salesópolis (o corretor ortográfico não sabe onde fica, nem eu). Percorre 1100km até desaguar no rio Paraná em Mato Grosso do Sul. Na sua maior extensão é limpo e tem peixes. Na região Metropolitana de São Paulo, o rio vem vindo de municípios mais ao norte como Mogi das Cruzes, Suzano, Guarulhos. Você que mora fora pode imaginar que a cidade de São Paulo polui o Tietê, mas em nossa defesa, ELE JÁ CHEGA SUJO EM SÃO PAULO. Claro, pois talvez você não conheça a política de obras da SABESP, a Companhia de águas e saneamento básico do ESTADO de São Paulo. A SABESP, no meu ponto de vista particular, deveria investir nos pontos mais críticos do rio, evitando que o esgoto suje a água, pois é muito mais fácil evitar a sujeira do que depois ter que removê-la. PORÉM, A SABESP, apesar de ser uma empresa pública do estado, NÃO INICIA AS OBRAS EM MUNICÍPIOS QUE NÃO FINANCIAREM AS OBRAS. Isso é para mim um absurdo, porque Guarulhos tem que pagar para não sujar o rio que vai para São Paulo? Não é problema deles, é problema do Estado. O Estado de São Paulo não tem controle sobre a sua própria empresa. (Estou rindo para não chorar.)

São Paulo tem a maior frota de automóveis do Brasil, então você deve imaginar que São Paulo seja uma enorme garagem a céu aberto. E é. Mas não estacionamos nossos carros nos locais corretos, como seria por exemplo eu parar o carro na porta da minha casa (não posso, é Zona Azul, se eu não pagar e tirar o carro em 1 hora, a prefeitura guincha para o Pátio, me multa, dá pontos na carteira e cobra taxa para eu ir lá buscar meu carro de volta depois que a multa estiver paga). Também não paramos os nossos carros no trabalho, as poucas vagas são privilégio dos gerentes, nós peão temos de dar de 2 a 5 reais pro Flanelinha não riscar o carro. Nós paramos nossos carros no meio da rua. Não, você entendeu errado. Não paramos nossos carros em uma vaga, desligamos e trancamos o carro, e vamos fazer outra coisa. Aqui em São Paulo, você estaciona o carro no meio da Avenida, com o carro ligado, e você permanece o tempo todo dentro dele. Chamamos esse comportamento bizarro de CONGESTIONAMENTO. A CET, Companhia de "Engenharia" de tráfego (Eu quero pedir desculpas a todos os Engenheiros, mas sou obrigado a escrever o nome que a prefeitura tanto profana e joga na lama diariamente). A CET sempre diz para a imprensa que isso é normal, excesso de carros. A CET diz que as pessoas não utilizam o transporte público como deveriam, e insinua que a culpa pelo trânsito é simplesmente uma questão banal, fútil, uma questão que poderia ser evitada se as pessoas permanecessem em suas casas quietinhas, e somente saíssem as ruas em situações emergenciais.


MEU AMIGO, A SITUAÇÃO DO TRÂNSITO EM SÃO PAULO JÁ ULTRAPASSOU O EMERGENCIAL A VÁRIAS DÉCADAS ATRÁS. Calma, respira fundo.





Esse vídeo é do Jornal da Gazeta, (Se eu estiver errado em postar aqui, favor me avisar antes do processo judicial, obrigado. Não tenho intenção de burlar direitos autorais, minha intenção foi em admiração como telespectador). Excelente reportagem, muito bem montada, direto ao assunto, muita informação. MAS, e essa é minha opinião pessoal, o problema com a IMPRENSA BRASILEIRA EM GERAL é a imparcialidade. Eu acho a imparcialidade um problema a partir do momento que você diz que a CET está fazendo de tudo para melhorar o trânsito e depois no final da reportagem você diz que a mesma CET está preparando multas para todos. SE EXISTE A NECESSIDADE DE MULTAR, É PORQUE O SISTEMA NÃO ESTÁ FUNCIONANDO COMO DEVERIA. Para mim é tão óbvio. Você já ouviu falar em um motorista que foi multado porque dirigiu na contra-mão por mais de 100m? Essa infração existe, claro, mas é raríssima porque o sistema de mão duplas funciona muito bem. Se eu quiser ir para o norte, tem uma mão norte. Depois na volta eu posso pegar outra mão sul, não preciso bater de frente com quem vem norte. Mas as faixas de ônibus não funcionam. Esses mamutes, lentos e barulhentos, chamados ônibus, não são e nunca serão tão ágeis quanto os pequenos e velozes carros. Trocar uma lebre por uma baleia pode ser um bom negócio se você estiver com fome (de multas), mas é uma péssima idéia quando o assunto é VELOCIDADE.

Quem defende o ônibus não dirige, não acorda cedo para trabalhar, não corre o risco de perder um compromisso com um cliente, não corre o risco de perder o ponto, não sacrifica horas de sono para perder de pé chacoalhando dentro de um caminhão adaptado. Por Favor, na democracia todos tem direito a opinião, mas antes de gritar bobagens aos quatro ventos (assim como eu faço nesse blog), Tenha a decência de entender os problemas vividos pelos seus vizinhos, colegas, cidadãos que vivem com você. Não seja egoísta de achar que todo mundo deveria ser como você, todos nós somos diferentes. Tenha a humildade de entender que só porque você não tem problemas, que os problemas dos outros são menores que os seus, não são.


A Prefeitura de São Paulo é aquele tipo de malandro golpista, aquele cara que vem te abraçando sorridente com uma mão e com a outra tira a sua carteira. MULTA NÃO TEM ABSOLUTAMENTE NADA A VER COM EDUCAÇÃO. Eu provo. Uma multa de 59 reais para mim, um desempregado que mora de favor na casa dos pais, é uma fortuna, terei de arrumar um emprego temporário lavando banheiros para daqui a um mês pagar essa multa. O que é 59 reais para o Dono do supermercado? O que é 59 reais para um político? O que é 59 reais para o gerente do banco? É troco de pinga. Se o dono da maior rede de supermercados do Brasil achar 59 reais jogados no chão, ele não se dá ao trabalho de agachar para pegar, pois o risco de rasgar a costura de seu terno ARMANI de 6000 dólares não compensa 59 reais. Educação? A única coisa que eu aprendi é que pobre pode dirigir, MAS SOMENTE O RICO TEM DIREITO DE ERRAR. Desde que o pobre não encha o saco, tá tudo bem.


Brasileiro não entende nada de matemática, sou obrigado a repetir isso em todos os meus blogs, infelizmente. Leia por favor essa reportagem: FONTE


"A infração foi dirigir a 290 km/h, 170 km/h acima do limite permitido, que era de 120 km/h em uma estrada entre as cidades de Berna e Lausanne. O homem de 37 anos, cujo nome não foi revelado, dirigia um modelo novo do Mercedes SLS AMG, um bólido capaz de ir de 0 a 100 km/h em apenas 3,7 segundos e atingir a velocidade máxima de 317 km/h. Segundo os policiais, ele corria tanto que precisou frear por 500 metros para parar."
" De acordo com a lei suíça, as multas são aplicadas conforme a riqueza do motorista e a velocidade atingida. No caso desse condutor pé-de-chumbo, o valor estabelecido foi de R$ 6 mil por dia por 300 dias, o que resulta em R$ 1,8 milhão – duas vezes e meia os R$ 700 mil cobrados por um Mercedes SLS AMG 2010 no Brasil."


Se fosse eu, no meu uno mille eletronic 1.0 carburado, velocidade máxima de 140km/h (em queda livre, após eu empurá-lo do precipício), e levasse essa mesma multa nesse mesmo lugar desse mesmo guarda, com limite de 120km/h, AÍ SIM minha multa seria de aproximadamente 59 reais. COMPREENDE MUCHACHO?


Neste momento sou obrigado a fugir um pouco do assunto TRÂNSITO para falar de SEGURANÇA. Um motorista prudente dirige em linha reta, com velocidade compatível com a via, e sinaliza as mudanças de faixa com antecedência. Pois bem, MAS, se aparece um buraco de 30cm (uma régua escolar) de profundidade, capaz de arrancar as molas do seu carro, seu instinto de preservar o carro te diz para "dar uma guinada" brusca no volante, não muito, um metro para a esquerda, o suficiente para a roda não cair no buraco. Não dá tempo de dar seta. 


Neste 1 metro que você desviou, você arrancou as pernas de um motoqueiro e destruiu a porta do seu carro e do vizinho. Falando no diabo, são registrados quase 2 mortes e uma dúzia de acidentes envolvendo motoqueiros todos os dias, em São Paulo. Os motoqueiros, em sua maioria, não são imprudentes como você deve estar imaginando, não. Eles dirigem dentro do limite da via. O problema é que os carros não. Se você tem um objeto rápido na mesma trajetória de um objeto lento, o objeto lento se torna um obstáculo, uma barreira, um problema. E como é muito comum a sua fila de carros parar e a do lado começa a andar, muitos motoristas mudam de faixa nesse momento para ganhar tempo, porém essa mudança é lenta e às vezes falta espaço e a traseira do seu carro fica no caminho. É aqui que o motoqueiro vem a 60km/h e o céu ganha mais um anjo (ou não).


Voltando a questão trânsito, a péssima qualidade do asfalto não é apenas culpa do sol, chuva e falta de manutenção. A MAIORIA DOS BURACOS DE SÃO PAULO SÃO ARTIFICIALMENTE CRIADOS PELO GOVERNO, de forma indireta, através das concessionárias de gás, água e telefone. Talvez você more em outra cidade e esteja perguntando: " Mas Danghetti, o que água, gás e telefone tem a ver com fazer buraco no asfalto? Essas coisas normalmente não deveriam ficar na calçada?" MEU AMIGO, EU ME PERGUNTO A MESMA COISA TODO DIA! (Calma, respira. Estou respirando tanto que ou é asma ou estou grávido.) Vamos lá. Como exemplo eu vou dar a cidade de Nova Iorque, nos EUA. Essa cidade linda foi PLANEJADA desde que os cartolas compraram a ilha de Manhattan dos índios. Este planejamento incluiu quarteirões largos e quadrados, alinhados em uma grade norte, sul, leste, oeste. Também incluiu GALERIAS SUBTERRÂNEAS DE METRO, ÁGUA POTÁVEL, ESGOTO, UTILIDADES E VAPOR QUENTE (para o inverno). 

 
Galeria é um túnel no subsolo com espaço suficiente para caber um homem de pé, cuja entrada (aquela tampa de ferro redonda), FICA NA CALÇADA. Aqui em São Paulo, não vou mentir, existem sim tais galerias, MAS (você já cansou desta palavra), são galerias pequenas, estão quase sempre alagadas com lixo e água da chuva, e a maioria delas a tampa de acesso FICA NO MEIO DA RUA. Toda a vez que o prefeito (seja qual for) manda recapear o asfalto de alguma avenida, a empresa da prefeitura coloca entre 10cm a 20cm de asfalto novo sobre o velho, transformando as tampas de ferro em buracos com 10cm ou 20cm DE BORDAS PERFEITAMENTE REDONDAS E AFIADAS. OU PIOR. As empresas de água, gás e telefones geralmente precisam trocar canos, tubulações e fiação velha, e para isso é preciso quebrar o asfalto e abrir um buraco. Veja bem, se houvesse uma galeria subterrânea grande o suficiente para dois homens entrarem lá e fazer o reparo, não teria quebradeira nenhuma. MAS (olha aqui de novo), eu entendo, fomos colonizados por Portugueses, não somos o país mais esperto do planeta, tudo bem, eu consigo conviver com isso. O Problema é o remendo. REMENDO, não é conserto. Um conserto bem feito você nem percebe, parece que nunca mexeram lá. MAS (prometo, última vez) o REMENDO FICA MAIS ALTO QUE O NÍVEL DA RUA, como um buraco invertido, porque ao contrário da rua que foi feita com rolo compressor, o remendo é feito manualmente pelos operários que dão aquela caprichada na quantidade de piche, coloca um chorinho pro santo, e compactam o asfalto com essa aberração da natureza:



Esse troço bizarro é tipo uma bota de ferro pneumática que fica pulando que nem coelho e o peão fica tentando segurar para não sair voando. Engraçado, mas nada prático. Você não precisa ser mecânico como eu para imaginar que um rolo compactador de 10 toneladas faz um serviço muito melhor do que essa coisinha ridícula de 150 kg. Mais a barriguinha de chopp do peão (não posso falar nada ;-) agente arredonda pra 250kg.




O problema da sinalização confusa ou inexistente aqui em São Paulo já foi resolvida, GRAÇAS A DEUS EU COMPREI UM GPS. Eu nem dirijo mais olhando pra fora do carro, eu grudo os olhos no GPS e chego lá rapidinho. Alguns até te informam a condição do trânsito com cores, verde livre e vermelho congestionado (eu já testei de madrugada e realmente às vezes aparece um verde). Então, maravilha, próximo.


Agora, MEU AMIGO, M E U A M I G O !!!! semáforos. Por favor assista esse vídeo, é a perfeição da natureza bem próximo de você (na verdade dentro):



Desculpa por estar em inglês, então eu vou traduzir para vocês. Essas bolinhas vermelhas é você dentro do seu carro (não importa que seu carro não é vermelho, eu estou falando que os carros da Natureza são vermelhos). Você sai da sua casa de manhã (os pulmões) cheio de alegria e vontade de viver (oxigênio). Repare como o caminho da natureza é perfeito, direto, SEM PARADAS OU INTERRUPÇÕES. Daí você chega na empresa e ela suga toda a vontade de viver de dentro de você e cospe o bagaço, e ainda te dá uma bronca porque foi pouco e ameaça dizendo que se você chegar atrasado de novo amanhã então é melhor nem vir. Você então beija a bundinha direita (esquerda para os íntimos) do seu chefe, implora por misericórdia e volta pra casa. Falando sério agora, na natureza do seu corpo, que é perfeita, o sangue sempre flui com a VELOCIDADE MÁXIMA DA VIA, SEM OBSTÁCULOS E SEM INTERRUPÇÕES até seu destino.

Mas o ser humano é um animal que não consegue viver na Natureza de Deus (exceto, claro, os índios, mas como a civilização deles é insignificante, podemos desprezar). O ser Humano criou uma natureza artificial, bem "nas coxas", para ele viver. Nessa natureza artificial e caótica chamada de cidade, as artérias (Avenidas) são constantemente interrompidas pelo trânsito local menos importante (as ruas do bairro). Para que essas interrupções possam ocorrer sem hemorragia (batidas dos carros), O homem criou o maior problema de São Paulo, os SEMÁFOROS.




 O SEMÁFORO FAZ O QUE NÃO DEVERIA SER FEITO NUNCA, interromper o rápido trânsito arterial para a passagem de poucos, insignificantes, lentos e perdidos "trânsito local". A 23 de maio é a maior avenida arterial da América Latina, é uma Avenida tão larga e extensa que é maior que a maioria das estradas brasileiras. E ASSIM COMO O ACÚMULO DE COLESTEROL CAUSA UM ATAQUE CARDÍACO, a 23 de maio vive congestionada por 2 simples motivos. O semáforo do cruzamento com a Rua Mauá, aonde ela muda de nome para Avenida Tiradentes, e o semáforo do cruzamento da Rubem Berta (mudou de nome de novo) com a Sena Madureira, com um estranho viaduto circular apelidado de Cebolinha.


Na perfeita natureza de Deus as veias e artérias e capilares sempre formam ângulos suaves, de no máximo 45°, assim as hemoglobinas podem desviar a rota sem muita perda na velocidade, e cair em vasos mais estreitos com velocidades menores sem parar bruscamente. PORÉM (sinônimo de MAS), na natureza "avacalhada" do homem (mulher também, não vai se achando a superiora não), as ruas tem ângulos bizarros, na maioria 90° (eu disse que Nova Iorque era linda, não disse perfeita). NÃO TENTE FAZER UMA CURVA A 60 KM/H EM 90°, PELO AMOR DE DEUS. Para tal, o carro deve reduzir a velocidade para até 10km/h, ou menos se tiver pedestres atravessando, causando um obstáculo, interrompendo o fluxo da avenida, estreitando as faixas, ACUMULANDO COLESTEROL. Veja bem, você deve estar achando tudo isso normal, em qualquer lugar do mundo é assim, coisa e tal. Pois bem, fique você sabendo que eu estive na Basílica de Aparecida hoje, e apesar de não ter prestado atenção na missa, eu peguei um daqueles papeizinhos com mensagens de fé. Um deles dizia :


"O discípulo não está acima do seu mestre, nem o servo, acima do seu senhor: Basta ao discípulo ser como o seu mestre, e ao servo, como o seu senhor"
(Mateus 10.24-25)


Então eu pensei logo nos meus mestres superiores (os RICO$) que eu tanto odeio e tenho tanta dificuldade de perdoar, assim como manda Jesus. Pensei logo em um bairro aqui de São Paulo que ficou famoso por ter processado judicialmente (eles perderam) a prefeitura para que eles fizessem um muro, separando eles de nós, a ralé. (Venha tesouro, não se misture com essa GENTALHA). Mas em termos de trânsito, JESUS TEM RAZÃO! ESSES RICO$ SÃO GENIAIS. PERFEITO! A SOLUÇÃO PARA O TRÂNSITO DE SÃO PAULO JÁ FOI RESOLVIDA!


Você não entendeu? Tinha que ser o CHAVES mesmo. Mas tudo bem, eu tenho paciência com você, eu explico. Observe o mapa:


Esse é o minúsculo bairro de Boaçava, onde eu aprendi a dirigir, de frente ao parque Villa Lobos. Como sendo bairro residencial, não tem grande circulação de veículos, e sendo um morro de ruas tortas, não tem valor como alternativa para escapar do trânsito. PORTANTO (não falei MAS), seus moradores se reuniram em uma associação e receberam permissão da CET para bloquear parcialmente as ruas que dão acesso ao bairro. ENTRETANTO (é melhor eu voltar ao MAS, pois tá ficando complicado), somente as ENTRADAS estão restritas, mas TODAS AS SAÍDAS estão livres. A minha proposta seria BLOQUEAR TODAS EXCETO UMA DAS ENTRADAS E SAÍDAS. Dessa forma o bairro "das pessoas diferenciadas", como os rico$ ficaram conhecidos depois dessa reportagem REPORTAGEM (eu amo a democracia, não consigo viver sem ela), seria transformado no sonho da Dona Florinda de condomínio fechado protegendo seus "tesouros" e futuros patrões da peãozada, e AO MESMO TEMPO, você elimina todos os semáforos desnecessários que bloqueiam o trânsito impedindo o fluxo de milhares de trabalhadores.


Daí sempre tem o chato "do contra", retruqueiro: "Danghetti, como você pode ter esquecido dos pedestres, ainda mais de frente a um parque?". MEU AMIGO, O QUE QUE PEDESTRE E A GISELE BÜNDCHEN TEM EM COMUM? PASSARELA! Claro, passarelas são boas para o trânsito e boas para o pedestre porque nem um nem outro fica esperando para seguir caminho. E nem começa com o papo que vai "enfeiar " a cidade, VOCÊ QUER CASAR COM A CIDADE OU VIVER NELA? Pinta a passarela de rosa xoque se quiser, não tô nem aí, eu só quero chegar rápido no meu compromisso, véio.




A cereja desse nosso bolo paradisíaco seria então os semáforos inteligentes. Recomendo assistir dois filmes, The italian job 1969 (porque é muito engraçado), e o seu remake de 2003 (TRAILER). Sou legalmente obrigado a recomendar que você compre esses filmes em uma loja autorizada. No original de 69 o hacker do bando lança um virus na central de semáforos da cidade, mudando o trânsito e desviando o carro-forte cheio de ouro. No remake de 2003 ele faz isso via wi-fi, muito mais moderno. Para que você entenda melhor o sistema, ele funciona mais ou menos como o metrô, com sensores no chão que contam a quantidade de carros que passam por minuto, com câmeras de vídeo que dão uma panorama pro operador humano tomar decisões, e um sistema de comunicação entre o semáforo e a central, para que o comportamento do semáforo (quantos segundos fica verde, quantos segundos fica vermelho) seja modificado em tempo real. Esse sistema, como foi demonstrado nos filmes, existe em vários países do mundo, seria uma questão de abrir licitação para uma empresa estrangeira implantar na cidade.


Então é só pessoal, eu acho que fiz a minha parte, essa é minha solução para o trânsito de São Paulo. Vamos resumir e recapitular?
  • CHEGA DE MULTAS. A INDÚSTRIA DA MULTA É INJUSTA, HIPÓCRITA E IMORAL. APOIADA POR AUTORIDADES CORRUPTAS E INOCENTES DESINFORMADOS.

  • APROVAR UM PLANO MESTRE PARA O SISTEMA VIÁRIO QUE SEJA PERMANENTE, IMUTÁVEL E TOTALMENTE À PROVA DE POLITICAGEM POR MAIS VOTOS.

  • MAIS METRO, MAIS METRO, MAIS METRO, MAIS METRO, MAIS METRO, MAIS METRO, MAIS METRO, MAIS METRO, SEM ESQUECER É CLARO, DE MAIS METRO.

  • LINHAS DE ÔNIBUS MAIS CURTAS, MAIS DIRETAS, MAIS TERMINAIS DE INTEGRAÇÃO COM TREM E METRO, MAIS CONFORTO.

  • CRIAR UM SUPER IMPOSTO PARA RICO$ QUE MANTÉM IMÓVEIS VAZIOS PARA FORÇAR O AUMENTO DE ALUGUÉIS E FERRAR O TRABALHADOR. CHEGA DE ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA.

  • CICLOVIAS NAS CALÇADAS COM MAIS DE 2 METROS DE LARGURA E TAMBÉM NOS CANTEIROS DE PLANTAS.

  • PRIVATIZAR A SABESP E VENDER PARA ALGUMA EMPRESA PRIVADA QUE QUEIRA TRABALHAR.

  • PREFEITURA PODE ISENTAR DE IMPOSTOS A GARAGEM PARTICULAR QUE TABELAR SEUS PREÇOS PARA O MESMO QUE É COBRADO A ZONA AZUL, DESAPROPRIAR PRÉDIOS ABANDONADOS DEVIDO À ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA E CONVERTER PARA NOVAS GARAGENS.

  •  ESTABELECER A MUDANÇA NO CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO PARA QUE AS MULTAS SEJAM PAGAS DE ACORDO COM A RIQUEZA DO MOTORISTA, ASSIM FILHOS DE BILIONÁRIOS VÃO PENSAR DUAS VEZES ANTES DE ATROPELAR CICLISTAS E FUGIR DA CENA.

  • A VOLTA DAS MOTOFAIXAS, QUE ACABARAM DE TIRAR, PARA DIMINUIR OS ACIDENTES COM MOTOS.

  • SEMÁFOROS INTELIGENTES, EM MENOR QUANTIDADE POIS DEVEM SER ELIMINADOS OS CRUZAMENTOS REDUNDANTES DENTRO DO BAIRRO, COM APENAS UMA ENTRADA E UMA SAÍDA, SEM INTERROMPER AS AVENIDAS ARTERIAIS. PROCESSO CHAMADO TRAFFIC CALMING.

  • GALERIAS DE SERVIÇOS NO SUBSOLO, COM AS TAMPAS DE ACESSO NA CALÇADA, GRANDES O SUFICIENTE PARA DOIS TRABALHADORES.

  • MUDANÇA DE RACIOCÍNIO DO 2D PARA O 3D, CONSTRUINDO MAIS PASSARELAS, TÚNEIS, VIADUTOS, PONTES, ELEVADOS, ELIMINANDO OS CRUZAMENTOS E SEMÁFOROS.
Se você quiser ganhar as próximas eleições para prefeito em São Paulo, esta é a receita. Eu nem ligo de ser enganado e alguém roubar minha idéia, eu só quero ver a minha cidade finalmente sair dessa idade-média de mediocridade para se tornar a maior e mais eficiente metrópole do planeta. Eu acredito. Obrigado.

Continua na Parte 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário