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domingo, 5 de janeiro de 2014

Propaganda enganosa?



Olá galera, acabou as festas, acabou as obras, vamos então começar o ano produtivo (Ah é, esqueci do Carnaval, a gente se vê em Março então). Um amigo me pediu para postar sobre propagandas enganosas, MAS, não vou. Desculpa, esse assunto está além da minha capacidade de contratar advogados, pois para reclamar de uma propaganda, deveria citar o nome do produto e a agência de publicidade que defecou em nossa imprensa. Outro motivo porque não farei esse post, JÁ EXISTE MEU AMIGO OTÁRIO ANONIMOUS DO YOUTUBE.

Canal do Otário Youtube


http://www.canaldootario.com.br

https://www.facebook.com/CanalDoOtario?hc_location=stream


A única contribuição para a Engenharia Social que eu posso fazer é dar as dicas para você se proteger das propagandas enganosas. Esse post será em formato de lista, talvez fique meio ruim para os olhos, não sei. Novamente peço desculpas por não falar abertamente sobre as propagandas, mas como você já deve saber, Quem tem dinheiro manda, quem não tem obedece.

A REGRA DE OURO DA PROPAGANDA: " Se um produto faz propaganda, PROVAVELMENTE, você não precisa, está mais caro que o do concorrente, é exatamente o mesmo de antes mas com nova embalagem, promete resolver um problema psicológico e você deveria procurar um médico, ou simplesmente você está desperdiçando um dinheiro que poderia ser investido ou revertido à caridade."

  • PROPAGANDA MUSICAL: A música tipo "Goma de Mascar" (não é a banda baiana e não posso escrever o nome do doce que quando você mastiga vira uma borracha na boca e depois você cospe) que gruda na cabeça e você só consegue esquecer se cantar junto. Essa técnica de propaganda é muito cruel, mas muito eficiente. Talvez você já tenha ouvido falar no prêmio "top of mind" de propaganda, que premia as marcas que forem mais citadas pelo público. Pois então, a propaganda musical não diz nada sobre o produto, não diz se é bom nem ruim, nada. Apenas grava o nome do produto tatooado diretamente no seu Cortex cerebral para que quando você vai no supermercado, seu Sub-consciente vai procurar esse produto antes dos outros.
  • PROPAGANDA FAMÍLIA FELIZ: Essa propaganda tem como alvo a mulher casada com alguns filhos que está naquela crise de meia idade. O fogo do marido apagou, os filhos brigam e estão virando adolescentes, essa mulher vê sua família ameaçada, seu sonho de casamento desmoronando, e quando ela vê na TV uma família perfeita comendo margarina X, escovando os dentes com pasta dental Y, usando o celular Z. (Nossa que frase comprida, não percebi, desculpa) Então essa mulher que está em um estado emocional fragilizado, a propaganda consegue ultrapassar as barreiras naturais do bom senso, e a mulher sem raciocinar muito, começa a consumir estes produtos na esperança de reconstruir seu lar. 
  • PROPAGANDA ENGRAÇADA: Muito utilizada por cervejas, e outros produtos que são "não essenciais", ou seja, se vc ficar sem, não vai morrer por isso. Focado nos jovens, que tem uma visão mais otimista do mundo, que "acredita" em um futuro melhor. Os idosos tem tendência a achar essas propagandas ofensivas. Toda piada tem um fundo de verdade, e esse fundo de verdade passa despercebido pelo bom senso (razão, pensamento consciente) do jovem. O jovem, devido à pouco ou nenhuma experiência de vida, tem também a irritante tendência "papagaio", de ficar imitando as frases e gestos da propaganda.
  • PROPAGANDA SÉRIA/CHIQUE/RICA/SENSUAL MAS NÃO VULGAR: Muito usada por artigos de luxo e supérfluos (desnecessários), tipo perfume e automóveis que custem mais que o dobro de um carro popular. Essa propaganda tem como público alvo duas pessoas completamente diferentes MAS na mesma situação financeira (rico). Primeiro o burro endinheirado. O pobre que fica rico tem todos os complexos de INFERIORIDADE que você pode imaginar e mais um pouco. Desse complexo de inferioridade surgem comportamentos bizarros, como colecionar carros iguais mas de cores diferentes, usar uma roupa apenas uma vez e depois jogar fora, comprar compulsivamente pela internet novidades tecnológicas. O segundo alvo é o rico que nasceu rico mesmo, este sem o complexo de inferioridade mas com complexo de EXCLUSIVIDADE,  parecido com o primeiro, mas além de ostentar riqueza, ele tem que possuir itens únicos e feitos artesanalmente, custe o quanto custar. Essas propagandas não fazem nenhum sentido para uma pessoa normal (que tem que trabalhar para viver).
  • PROPAGANDA SENSUAL E VULGAR: Você deve estar pensando que o alvo são os homens sexualmente ativos, mas se enganou. São as namoradas e as amantes destes homens, mas não suas esposas. São propagandas tipo aquele papel colado no poste "pai de santo traz seu amor de volta em 7 dias." . A mulher é meio desajeitada quando o assunto é paquera e conquista sexual, e usa de artifícios (produtos de beleza, sex-shop, até remédios) para chamar a atenção do(s) homem(s). Empresas de celular recentemente começaram a usar essa técnica, pois uma pesquisa indicou que as mulheres que trabalham fora são muito infelizes nos relacionamentos. (um tipo de "pílula azul do amor" para mulheres).
  • PROPAGANDA ÉPICA: Parece a cena final de um filme, carregado de emoções, algumas dá vontade de chorar. Apela para valores humanos sentimentais, amor, lealdade, dedicação, e amarra o produto nesses valores. Algumas dão a falsa sensação de que se você não consome tal produto é porque você é uma pessoa ruim e não merece entrar no paraíso. A fórmula básica, música erudita, instrumentos de sopro, filmado em câmera lenta, um abraço emocionado, lágrimas, um locutor homem de voz grave e aveludada falando baixinho no seu ouvido. Essas são perigosas, as únicas pessoas imunes são os psicopatas. Na população em geral, os psicopatas (pessoas que não sentem empatia por outras pessoas) nunca passam de 10%, mas entre empresários chega a assustadores 33%.
  • PROPAGANDA AGUARDE A PRÓXIMA PROPAGANDA: Essa tenta provocar ansiedade e expectativa, escondendo um novo produto que será lançado em um futuro próximo. Pessoalmente para mim não faz efeito, mas em fumantes de 2 maços/dia e outros ansiosos compulsivos pode provocar uma obsessão tipo conversar sobre isso no almoço com colegas de trabalho e em redes sociais.
  • PROPAGANDA OFENSIVA: Sim, por incrível que pareça existem muitas propagandas que ofendem o seu público alvo, principalmente artigos de luxo (não muito caros) ou produtos que não tem preço competitivo (mais caros que os do concorrente). Algumas montadoras de carros e eletrodomésticos usam tais propagandas como um desafio, um teste ao seu EGO. Quem não possui tal produto é burro, feio, desinteressante, pobre e perdedor. E você, vai ficar sem?
  • PROPAGANDA JORNALÍSTICA: Essa na minha opinião deveria ser proibida e a imprensa que faz tal abominações deveria ser multada. Algumas revistas e programas de TV (rádio provavelmente também, mas eu não escuto) fazem reportagens falsas, demonstrando características próprias de um produto como se fossem o padrão de consumo do mercado, ou como se fosse um grande avanço científico. É difícil para mim explicar sem exemplos, mas com certeza se você acorda cedo no domingo você sabe o que estou querendo dizer. O repórter usa o produto enaltecendo as características positivas, ignora os pontos negativos, e faz ainda comparações com produtos dos concorrentes e até modelos ultrapassados. Existe ainda aquela empresa americana de importados que sempre começa a propaganda assim "Você está cansado de produtos que não funcionam?" Daí você compra o novo produto, e daqui alguns meses a mesma propaganda de novo, falando do produto que você comprou uns meses atrás "Você está cansado de produtos que não cumprem o que promete?" Se você realmente estiver cansado, então com certeza não vai comprar novamente dessa empresa.
  • PROPAGANDA SOCIAL: Muitas vezes a propaganda nem chega a citar o produto, apenas enaltece que tal empresa gasta dinheiro com obras sociais na favela com crianças. Essa propaganda é uma resposta a alguma pesquisa de mercado que indica que marca X é muito agressiva e provoca repúdio (indignação) no público do produto do concorrente, muito visível em refrigerantes e Fast-Food. Empresas que tem má fama nas redes sociais, ou que tem denúncias trabalhistas e ambientais. No setor agro-pecuário houve um exemplo recente também. Na verdade todas as propagandas tentam te convencer de que a empresa é sua amiga, que ela só se preocupa com seu bem estar e satisfação pessoal. Na verdade todos sabemos que é tudo mentira, as empresas só se preocupam com lucros altos e custos baixos, e não te matar envenenado para não sofrer processos.
  • PROPAGANDA MEDICINAL: Essa particularmente é muito irritante para mim, chegou ao ponto de eu propositalmente não mais consumir produtos de tal empresa de tanta raiva que passei. Muitas vezes a própria propaganda manda você se consultar com um médico de verdade antes de consumir o medicamento. Muitas vezes o produto se diz remédio mas não é, sendo vendido em mercados e não na farmácia. O público alvo são idosos e as mães de primeira viagem, de diversas classes sociais, que trabalham fora e tem aquela culpa de não estar passando mais tempo com seus filhos. Então o produto é geralmente receitado para você por um médico, em uma consulta virtual. Sim, o produto é bom para todos, exceto as pessoas que aparecem naquelas letrinhas miúdas brancas em um fundo azul que um cara fala rápido e pisca por 1 segundo. Até inseticida usa esse argumento. Esseprodutoécontraindicadoparapessoascomjoanettexulébafoecalvicenasaxilas.
  • PROPAGANDA AMADORA: Essa é meio rara, faz tempo que não vejo. Uma câmera de baixa resolução, às vezes com um REC vermelho piscando no quadrado branco e marcador de bateria, tenta enganar o público de que o produto ou serviço se envolveu em um incidente real e salvou o dia. É claro que a situação foi armada e todos os envolvidos são atores. Talvez esteja proibido no Brasil, mas eu já vi em algum lugar da europa, rússia talvez, não sei.
  • PROPAGANDA ENTREVISTA: Essa é meio rara também, não confundir com produto de higienizar vaso sanitário. Estamos falando de propagandas que enganam o público, e este produto em particular não engana, pois você conhece a atriz, você vê claramente as câmeras e equipe de filmagem. Talvez o efeito do produto não seja tão espetacular assim, mas também depois de tudo que seu vaso sanitário sofre, é melhor comprar um novo mesmo. Eu estou me referindo a outros produtos, por exemplo teste cego de degustação, ou falsos repórteres que abordam pessoas (que na verdade são atores) na rua e fazem experimentar um novo produto.
  • PROPAGANDA DO GOVERNO: Sim. Governo. O seu Governo. Faz propaganda. O seu Governo faz propaganda para te avisar que ele fez uma obra. Você vive dentro do território que esse governo governa. Talvez você tenha visto essa obra, talvez não. Com certeza não foi o governo anterior, foi esse mesmo, o atual. O governo. O seu Governo, tem que avisar que fez uma obra, senão você não teria percebido. Sabe aquele buraco no chão, sem ninguém trabalhando, que ficou abandonado por 3 anos e 8 meses. Então né. Agora você sabe pra quê serve aquele buraco.
  • PROPAGANDA FOTO ENGANOSA: Essa é a especialidade do meu Herói, Otário Anonimous. Veja esse vídeo abaixo:

Droga, agora fiquei com fome. Se vocês me derem licença, eu tenho um hambúrguer congelado, só 1min30seg no microondas e resolve meu problema.  Por favor não me processem, eu sou pobre. Eu faço um acordo, peço desculpas pelado em público e lavo as suas privadas por 1 mês. Muito Obrigado, Abraços.

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